Quando se trata de martelar, serrar, parafusar, furar e pintar, muitos de nós já estremecem só com a ideia de pegar um pincel ou uma ferramenta. Mas não importa o quanto odiemos isso, a maioria de nós acaba fazendo pelo menos alguns reparos pela casa. Um parafuso aqui, um pouco de tinta ali… não foi tão ruim no final das contas, foi? Aqui estão alguns truques simples que vão te ajudar a transformar o próximo conserto em prazer:
1. Lata à prova de escorrimento
A maior parte das tintas, vernizes e manchas vêm em latas. Quando você mergulha o pincel, você pode facilmente acabar com muita tinta, e limpar o pincel na lateral da lata aberta pode causar uma verdadeira bagunça. Para evitar que a tinta escorra pela lateral da lata, você pode passar um elástico (ou a parte superior cortada de uma luva de borracha) através do topo da lata e limpar o pincel nele para remover o excesso de tinta. Prenda bem o elástico nos lados da lata para certificar-se de que ele não escorregará para fora. Se você não encontrar um elástico, um pedaço de arame também serve.
Acertar o prego é mais fácil na teoria do que na prática. E quem nunca teve um polegar machucado para provar? Aqui está um truque prático que irá te ajudar a manter seus dedos intactos enquanto martela o prego perfeitamente reto. Simplesmente use um pente, um alfinete ou um grampo para segurar o prego e começar a martelar. Chega de dedões latejando!
Dependendo das ferramentas que você estiver utilizando e do material que estiver tentando penetrar, enfiar um parafuso pode ser bem difícil. Uma coisa que pode ajudar é esfregar o parafuso numa barra de sabão antes de parafusá-lo. O sabão age como um lubrificante e deve tornar o processo mais fácil.
Para cortar ladrilhos sem deixar bordas lascadas ou estilhaços, simplesmente mergulhe-os em água por duas horas antes de cortar. Eles vão absorver a umidade, o que facilitará para fazer cortes precisos com um cortador de vidro.
Se você vir os seus parafusos, pregos ou outros objetos metálicos rolando para todos os lados, tente usar um imã extra-forte para mantê-los em um só lugar. Você pode colocar o ímã no fundo do seu martelo ou colocar em uma munhequeira.
Quem nunca teve que lidar com isto: você precisa furar acima da sua cabeça ou em um lugar muito difícil de alcançar, e o parafuso continua saindo da ponta da broca antes que você consiga começar! Uma solução fácil é colocar um ímã de neodímio na broca. Isso magnetizará toda a broca e segurará o parafuso até que você consiga começar a parafusar.
Pintar um objeto pequeno com formato irregular pode ser bem difícil. Se você deitá-lo em algo, terá que virá-lo em algum momento e a tinta irá grudar ou sair. Além disso, é difícil de atingir todos os ângulos. Um bom truque para tornar isso bem mais fácil é pendurar o objeto com um fio em uma caixa de papelão. Dessa forma, você pode atingir todos os lados do objetos sem ter que tocá-lo, e se você precisar virá-lo, basta girar o fio. Quando todas as fendas estão cobertas de fita adesiva, a caixa também é uma ótima proteção contra o excesso de tinta.
Limpar bandejas de pintura pode ser uma tarefa ingrata. Não importa o quanto você tente, sempre sobra alguma tinta nos cantos. Para evitar esse problema, simplesmente forre a bandeja com papel alumínio ou filme pvc antes de colocar a tinta. Quando acabar, tire o forro e jogue fora. Sua bandeja continua nova em folha e pronta para seu próximo projeto de pintura!
Você pode ver todos esses truques postos em prática neste vídeo (em inglês):
Esses truques ajudam bastante, mas não espere milagres. No final, depende de você deixar a furadeira reta e certificar-se de que a tinta não secará toda riscada. Mas toda ajuda é bem vinda!
Deixar uma resposta