Escaras: o que são e como tratar

Propaganda

Saber prevenir e tratar as escaras é de fundamental importância no cuidado de alguém doente

Ter uma pessoa querida em uma situação mais delicada, que exija que fique acamada por um longo período, exige mais conhecimentos sobre coisas que no dia a dia podem parecer simples. Um dos pontos a se pensar é na forma como elas ficam na cama, por quanto tempo e em que posição. Se o corpo receber pressão por muito tempo, no mesmo local, podem surgir escaras.

O que são escaras?

escaras o que são
Crédito: Pixabay
Propaganda

Também chamadas de úlceras de pressão, são lesões que ocorrem na pele em diversas intensidades, desde as mais superficiais até mais profundas. São causadas por falta de irrigação sanguínea e baixa quantidade de nutrientes, ocorrendo geralmente por pressão na região.

São agravadas quando ficam úmidas ou sofrem fricção e devem ser acompanhadas de perto por médicos ou enfermeiros, principalmente quando são maiores ou iguais ao grau 2, quando envolve ferida aberta.

A possibilidade de contaminação é muito grande, afetando seriamente um organismo que já está debilitado. Elas ocorrem normalmente na região lombar, quadris, calcanhares, ombros, joelhos e outras partes que possam ser pressionadas por falta de mobilização.

Como tratar

O ideal é evitar que elas apareçam, na medida do possível. Dessa forma, deve-se mover o paciente a cada duas horas, evitando que ele pressione a mesma área por um período longo de tempo.

Utilizar colchão apropriado, do tipo casca de ovo, também pode ajudar, visto que ele aplica pequenos pontos de pressão, ao invés de aplicar em toda a região. Massagens periódicas também fazem parte da prevenção, assim como a suplementação nutricional e inclusão de alimentos anti-inflamatórios e que facilitem a circulação sanguínea.

O tratamento das de grau 1, quando ainda não têm feridas, é feito com massagens, pomadas e óleos que estimulem a nutrição e circulação do local.

Quando está em estágio mais avançado, como grau 2 ou acima, o ideal é ter acompanhamento médico ou de um enfermeiro, já que, se tratada incorretamente, pode trazer muitos problemas para o paciente.

Melhores pomadas para escaras

A melhor pomada para o tratamento é aquela que for recomendada pelo médico que está fazendo o acompanhamento, mas algumas são normalmente mais utilizadas.

O óleo Dersani, muito utilizado para massagens locais, quando as escaras ainda não estão abertas. Pode ser encontrado livremente nas farmácias.

A Papaína, na dosagem de 10%, é outra utilizada nos casos iniciais, dada sua capacidade de cicatrização. Dever ser utilizada com orientação médica e comprada com receita.

Além dos cremes cicatrizantes, deve-se aplicar um hidratante mais concentrado em toda a pele, principalmente nas regiões de maior pressão, evitando o surgimento ou agravamento delas.

Alguns óleos essenciais podem ser usados na prevenção, durante a massagem de estímulo à circulação sanguínea, sempre dissolvidos em outros óleos, para evitar alergia. É o caso da lavanda, alfazema, melaleuca, por exemplo.

Manter uma alimentação adequada, com bastante consumo de água e sessões de fisioterapia também podem ajudar no tratamento.

Saiba mais sobre como detectar antes que elas apareçam, no vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta