Visão turva: o que pode ser e o qual é o médico que vai tratar

Propaganda

Se você tem esse sintoma com frequência, fique atento aos demais sintomas para saber em qual médico ir

Sentir a visão turva é um sintoma que pode estar relacionado a uma série de desequilíbrios no corpo. Às vezes a causa é bem simples, mas também pode ser motivo para um tratamento mais intensivo. Em todo caso, se estiver sentido a visão turva com frequência, a primeira atitude a tomar é ir ao médico. Para saber qual é o médico que deve ir, é importante prestar atenção nos demais sintomas que aparecem junto essa visão embaçada. Veja quais são as possíveis causas do problema e o que pode ser feito.

Possíveis causas

A visão turva pode ser sintoma de problemas neurológicos, de visão, psiquiátricos, de ouvido e até hormonais.

A enxaqueca é uma alteração química que acontece no cérebro e leva a uma alteração vascular que contrai os vasos sanguíneos e faz a dor forte acontecer. Em algumas pessoas, ou algumas vezes, essas alterações (química e vascular) se iniciam na parte do cérebro que controla a visão.

Então, de acordo com o Dr. Saulo Nader, neurologista, é por isso que antes ou durante uma crise de enxaqueca algumas pessoas sentem que a visão está turva, fazendo com que fiquem tontas e até enjoadas, podendo vomitar.

O mesmo acontece com quem tem enxaqueca com aura visual, que são manchas pretas ou coloridas que aparecem na visão quando a enxaqueca está para acontecer ou acontecendo.

Labirintite ou outros problemas do labirinto

A labirintite é uma inflamação que acontece no labirinto, que fica localizado na orelha interna. Essa inflamação pode levar à falta de percepção de espaço e equilíbrio, afetando a visão, que vai ficar turva. Pode também causar tontura, enjoo e fraqueza.

O mesmo pode acontecer com outros problemas que afetam o labirinto, mas sem a inflamação, como é o caso dos cristais soltos que fazem a pessoa perder o equilíbrio e o controle do movimento dos olhos, quando faz algum movimento com a cabeça.

Problemas de visão

Também é comum que a visão turva seja um dos sintomas de pessoas portadoras de problemas de visão, como miopia (dificuldade para enxergar longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar perto), astigmatismo (visão embaçada de perto e de longe) e presbiopia (visão cansada).

Junto com os problemas de visão que causam a visão turva também se enquadram as pessoas que estão com os seus óculos ou lentes de contato vencidos, precisando trocar. Eles não vão mais fazer o efeito necessário para melhorar a visão, e podem acarretar na visão turva.

Hipoglicemia

Pessoas que sofrem com um baixo índice de glicose no sangue também podem ter episódios de visão turva. Nem todas as pessoas que têm hipoglicemia são diabéticas, mas mesmo assim é importante ir ao médico porque a hipoglicemia não é a doença, mas sim é um sintoma e precisa ser investigado. É comum que outros sintomas sejam a confusão mental, comportamento anormal e dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia.

Gravidez

O organismo de uma gestante passa por uma série de alterações desde o momento em que a fecundação do óvulo acontece até o pós-parto e toda a sua recuperação. Então, muitas coisas “estranhas” podem acontecer ao longo de uma gestação. Inclusive, a visão turva que acontece por causa das alterações hormonais.

Desordens psiquiátricas

Pessoas que sofrem com crises de ansiedade, de pânico, depressão e outras alterações que envolvem momentos de alto estresse passam por uma série de sintomas nestes momentos. A visão turva é um dos sintomas que pode surgir no momento da crise, junto com dificuldade para respirar, confusão mental, enjoo, boca seca, sudorese, entre outros.

Qual médico procurar para tratar a visão turva?

Bem, como viu, são muitas e bem variadas as causas da visão embaçada. Ela surge como um sintoma de diferentes desordens que acontecem no corpo. Por isso, somente um médico poderá identificar a verdadeira causa.

Para as pessoas que sentem essa alteração na visão antes ou durante crises de enxaqueca, o médico que vai tratar é o neurologista.

  • Para quem sente a visão turva e tem dificuldade de enxergar perto ou longe, com ou sem dor de cabeça, deve consultar o oftalmologista.
  • As pessoas que têm este sintoma junto com tontura ou dor de ouvido, falta de equilíbrio, e sentem como se tivessem perdido o controle do movimento dos olhos, devem procurar o otorrinolaringologista ou o fonoaudiólogo.
  • Já no caso da hipoglicemia, como também pode ser muitas coisas, o primeiro médico a consultar é o clínico geral, que vai examinar e encaminhar a um especialista.
  • Se a visão turva surgir durante a gravidez, é o obstetra que deve ser procurado.
  • E, por fim, no caso de ter a visão turva junto com outros sintomas de pânico, estresse, ansiedade ou depressão, o psiquiatra é o médico que vai ajudar. Nunca se automedique, pois dependendo do motivo da visão turva, poderá piorar o quadro.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta