O alho é conhecido desde tempos imemoriais por seus efeitos antibacterianos e antivirais. Em nossas cozinhas, ele serve para saborear nossos pratos e pode ser usado fresco ou desidratado de acordo com nossos desejos. E no contexto da saúde, ele pode tratar várias doenças, incluindo resfriados, tosse, pneumonia ou até infecção do ouvido. Vamos te falar como…
Antes da descoberta de antibióticos, o alho era o alimento principal para o tratamento de certas infecções bacterianas.
Mas você deve saber que o aumento do uso de antibióticos em humanos e animais de fazenda leva a um aumento de bactérias que resistem ao tratamento medicamentoso, sem mencionar os efeitos colaterais destes.
Os benefícios de saúde do alho
Como parte da família alliaceae, foi comprovado por um estudo que alho, cebola, cebolinha e até alho-poró são agentes preventivos contra câncer de estômago e intestino.
Os compostos de enxofre no alho são liberados quando cortados ou picados para dar uma molécula chamada alicina, que é transformada e dá origem a compostos como sulfeto de alilo, dialil dissulfeto e ajoeno, que desempenham um papel importante na proteção contra a proliferação de células cancerígenas e doenças cardíacas.
Da mesma forma, o alho é rico em antioxidantes, como flavonoides e tocoferóis, que protegem contra os radicais livres, fontes de doenças graves.
Além disso, os compostos chamados saponinas, que o alho contém, reduziriam o colesterol no sangue do animal e promoveriam proteção contra o risco de doença cardiovascular.
Além disso, o alho pode combater certas infecções, como pneumonia ou resfriados, tosse e dor de ouvido.
Alho para combater a pneumonia
Em um estudo do Instituto de Pesquisa em Saúde e Nutrição da Etiópia, concluiu-se que o alho poderia ser usado como um agente antibacteriano eficaz no combate ao Streptococcus pneumoniae, principal causador da pneumonia.
Alho para prevenir resfriados
O alho contém propriedades antimicrobianas e antivirais para prevenir gripes ou resfriados.
Tosse com alho
A alicina, que é um composto poderoso no alho, ajuda a combater bactérias e vírus, que podem ajudar o corpo a combater a infecção que causa tosse. Mas, assim como o resfriado, o alho deve ser usado como medida preventiva para estimular o sistema imunológico e evitar infecções e, portanto, tosse.
Alho para dor de ouvido
De acordo com um estudo publicado na JAMA Network, gotas para os ouvidos contendo, entre outros, alho (Allium sativum), permitiram atenuar as dores do ouvido devido ao seu poder anti-infeccioso.
Como usar alho para tratar essas doenças?
Para fazer isso, você precisa:
Ingredientes:
5 dentes de alho descascados
· 3 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Preparação
Aqueça o óleo de coco e adicione o azeite e os dentes de alho esmagados.
Misture tudo e deixe descansar por cerca de trinta minutos. Coloque em uma jarra de vidro previamente esterilizada.
Para infecção no ouvido, você pode colocar uma gota dentro e ao redor do ouvido.
· Em caso de tosse ou resfriado, massageie o peito com esta loção.
· Em caso de dor sinusal, esfregue as narinas com esta preparação.
Você também pode massagear seu couro cabeludo com esta preparação em caso de queda de cabelo.
Advertências
– O consumo de alho não é recomendado para pessoas que sofrem de uma doença no sangue.
– Não é recomendável tomar alho antes de uma operação cirúrgica devido ao seu efeito anticoagulante que pode induzir hemorragia.
– As mulheres que amamentam não são aconselhadas a consumir alho por causa de seu sabor, o que pode afetar o leite materno.
Deixar uma resposta