Os 5 sintomas que podem indicar que você tem um cisto no ovário

Propaganda
Propaganda

Saco cheio de líquido, o cisto ovariano se forma nos ovários femininos. Durante a vida, 12 mulheres em 100.000 são afetadas na França. Existem também 45.000 hospitalizações e 32.000 operações por ano, de acordo com o Colégio Nacional de Ginecologistas e Obstetras Franceses (CNGOF). Embora seja leve na maioria das vezes, o cisto ovariano também pode se tornar canceroso. Aqui estão 5 sintomas que toda mulher deve conhecer, de acordo com a Dra. Nadia Berkane , obstetra-ginecologista.

O líquido que o  cisto  contém dá a aparência de uma bolsa e um tamanho presente no ovário. Mesmo que seja leve, deve ser monitorado porque sua presença ainda é anormal e, em caso de sintomas desagradáveis, a cirurgia deve ser discutida com seu médico.

Existem dois tipos de cistos ovarianos.

O que é um cisto no ovário?

Cistos ovarianos funcionais

Este tipo de cisto é frequentemente benigno: são as flutuações hormonais que estão na origem do seu desenvolvimento. Segundo a Dra. Nadia Berkane, os folículos ovarianos crescem anormalmente grandes e podem atingir até 3 centímetros de diâmetro ou mais.

Esses cistos podem ser observados no ultrassom e geralmente desaparecem espontaneamente no final do ciclo menstrual. “Quando esses cistos funcionais são dolorosos, o ginecologista pode estabelecer um controle do ciclo menstrual, por exemplo, usando uma pílula contraceptiva”, diz o especialista da revista Femme Actuelle.

Cistos ovarianos orgânicos

Estes são os cistos orgânicos que podem se tornar cancerosos. Existem também endometriomas, cistos cheios de sangue e cistos dermóides, que podem conter pêlos e pêlos do corpo. Tudo pode se tornar inteligente e, portanto, perigoso para a saúde da mulher. Um  artigo  sobre cistos ovarianos da Faculdade de Ciências Sorbonne especifica que 5% das massas orgânicas descobertas antes da menopausa são neoplásicas, isto é, malignas; e 15% após a menopausa.

5 sintomas de um cisto no ovário

Aqui estão 5 sintomas que devem levar você a consultar seu médico ou ginecologista:

A dor

Isso pode ser intenso ou moderado na parte inferior do abdômen. O ginecologista especifica que, se a dor for realmente violenta e aguda, no nível do abdome inferior e de um lado, pode ser uma torção do apêndice. Você deve consultar imediatamente um médico.

A sensação de peso na parte inferior do abdômen

Às vezes, você não se sente “confortável”, ou sente um peso na parte  inferior do abdômen , ou um aperto que lhe dá essa sensação de peso.

Inchaço da barriga

Segundo o ginecologista, se sua barriga estiver inchada e você sentir dor lateral, isso poderá revelar a presença de um cisto maligno. Portanto, é aconselhável consultar um médico o mais rápido possível.

Distúrbios urinários

Se os cistos forem grandes e próximos o suficiente para comprimir a bexiga, isso pode causar problemas urinários.

Constipação

Se os cistos são responsáveis ​​pela compressão do reto, podem causar constipação.

O diagnóstico

Frequentemente, os cistos não são dolorosos e são observados no momento de uma consulta ginecológica. Palpável se forem grandes o suficiente, o ultrassom pode visualizar o tamanho e a forma, e a ressonância magnética é necessária para cistos grandes.

As   possíveis complicações dos cistos em caso de ruptura, sangramento, compressão de órgãos vizinhos ou infecção alertam para a necessidade de monitorar a evolução dos cistos. Nas mulheres grávidas, elas podem ser uma restrição ao parto vaginal.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta