Além de bela, a natureza pode fornecer a cura e a prevenção de muitas doenças. Mas, para tal, é preciso conhecer as plantas e suas propriedades. Hoje vamos falar aqui de uma planta nativa do Mediterrâneo, mas muito popular no Brasil, que é a sálvia.
Usada como condimento, a sálvia, cujo nome científico é Salvia officinalis, é também uma planta ornamental e uma erva medicinal, sendo também conhecida como salva das boticas ou erva-santa.
Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, a sálvia era usada para tratar mordidela de cobras desde a antiguidade. No antigo Egito, era usada para conservar a carne, já que as propriedades da sálvia atrasam o processo de deterioração dos alimentos.
Antes de passar à receita do chá, vamos ver algumas das propriedades terapêuticas da sálvia:
Antioxidante
Por causa de suas propriedades antioxidantes, a sálvia protege e restaura as células do nosso organismo, estimula o rejuvenescimento interno e externo, ajudando também na prevenção de muitas doenças crônicas e inflamatórias.
Cicatrizante e antisséptica
A planta é eficaz no tratamento das aftas, gengivite, estomatite e outras lesões que inflamam a pele, estimulando a sua cicatrização e mantendo-as higienizadas.
Aromática
O óleo essencial de sálvia é utilizado para finalidades terapêuticas na aromaterapia, sendo usada para aromatizar ambientes e para a aplicação de massagens.
Anti-inflamatória
A planta ajuda no tratamento coadjuvante de inflamações externas e internas, ajudando a aliviar úlceras, dores reumáticas e lesões leves.
Expectorante
A sálvia ajuda a aliviar sintomas de bronquite, tosse catarrenta e outras doenças que fazem aumentar o muco nas vias respiratórias.
Ansiolítica e calmante
O chá de sálvia pode ser um bom aliado para combater o stress e a ansiedade.
Como fazer chá de sálvia
Esse chá pode ser tanto usado para beber e tratar problemas internos do organismo quando para combater as inflamações da boca, fazendo gargarejo e bochecho. Também pode ser usado para fazer compressas em lesões na pele.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de folhas picadas de sálvia
- 250 ml de água fervente
Que Fazer?
Colocar a água para aquecer em uma panela e desligar o fogo quando estiver quase fervendo, já com algumas bolinhas levantando;
Colocar as folhas dentro da panela, tampar e deixar repousando por 5 minutos;
Passado esse tempo, coar e usar segundo o problema que quiser tratar.
Pomada caseira
Uma pomada de sálvia que pode ser usada para massagear e aliviar dores musculares, reumatismo e a dor do nervo ciático. Pode também ser usada tratar picadas de inseto, mosquito, etc.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de folhas de sálvia picadas
- 200 ml de azeite de oliva
- 250 gramas de cera de abelha
Que Fazer
Com a ajuda de um pilão, esmagar as folhas em um copo para que soltem um pouco de líquido;
Derreter a cera de abelha com o azeite em banho-maria, deixar esfriar e adicionar as folhas esmagadas;
Em fogo moderado, ferver a mistura por dois minutos;
Passado esse tempo, coar e guardar a pomada em um frasco de vidro com tampa. Assim poderá usar sempre que for preciso.
Contra-indicações
A sálvia não é recomendada para mulheres grávidas ou em processo de aleitamento, pacientes tumores hormônio-dependentes, problemas renais, cardíacos ou no sistema nervoso.
Se usado em doses terapêuticas, esse remédio é seguro. Para evitar efeitos colaterais, é fundamental solicitar a orientação de um médico ou nutricionista.
Por causa da presença de tujona e cânfora, que são substâncias sedativas, o uso em excesso da sálvia pode causar apatia ou convulsões.
Segundo o Ministério da Saúde, deve-se evitar o consumo da sálvia se pessoa estiver fazendo uso de remédios antidiabéticos e anticonvulsivantes, ou se a pessoa tiver insuficiência renal, epilepsia e tumores estrógeno-dependentes.
Esse é um blog com dicas caseiras e naturais de saúde e não substitui uma avaliação feita por um médico.
Deixar uma resposta