No Brasil, a cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração, que já são uma das principais causas de morte no País.
De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas.
Uma das principais doenças cardiovasculares é a aterosclerose, que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.
Isso restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde, como infarto e derrame cerebral, por exemplo.
Pressão arterial elevada, colesterol alto, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo são alguns dos fatores de risco para a doença, além do envelhecimento.
Com uma taxa de incidência tão alta, saber identificar os sintomas das artérias entupidas e procurar ajuda o quanto antes é fundamental.
Veja quatro sinais de artérias entupidas que, infelizmente, são desconhecidos da maioria:
1. Disfunção erétil (DE)
Se um homem acha difícil conseguir uma ereção, então pode ser um sinal de artérias entupidas na área da pélvis, o que pode levar a um ataque cardíaco se não for tratada.
Se você ou o seu parceiro estão preocupados com o desempenho sexual, então seria uma boa ideia procurar e tratar as causas das artérias doentes, em vez de simplesmente tomar uma pílula azul.
2. Calvície
Em um estudo com cerca de 37.000 homens, uma forte associação foi encontrada entre a presença de doença arterial coronariana e a calvície grave.
Outro estudo de mais de 7.000 indivíduos (incluindo mais de 4.000 mulheres), descobriu que o risco de morrer de doença cardíaca dobrou para aqueles com níveis moderados a graves de calvície, independentemente do sexo.
3. Vincos nas orelhas
Um dos sinais mais estranhos de artérias entupidas é um vinco no lóbulo da orelha.
Tais vincos geralmente aparecem em um ângulo que corre diagonalmente da borda inferior do lóbulo da orelha até o canal.
Tal condição pode ser o resultado de circulação ineficiente, seja dentro do coração ou dentro das artérias.
Uma pesquisa realizada em 2016 constatou que pregas nas orelhas foram capazes de predizer doenças cardíacas, mesmo após vários outros fatores serem considerados, como tabagismo e envelhecimento.
4. Dor na panturrilha enquanto caminha
Particularmente prevalente em fumantes, a aterosclerose pode começar a bloquear as artérias das pernas antes que a doença seja diagnosticada.
Se você notar um sintoma desse tipo, não hesite em fazer uma checagem.
Seu médico poderá prescrever medicamentos adequados e mudanças importantes no estilo de vida para ajudá-lo a se recuperar antes que seja tarde demais.
Tratamento natural
Se você tiver um ou mais desses sintomas, coma mais alimentos de origem vegetal e menos produtos animais.
Considere também fazer caminhadas regularmente.
Alguns remédios naturais para artérias obstruídas são:
1. Vitaminas do complexo B
Consumir ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12, durante um ano, pode reduzir significativamente a obstrução nas artérias.
2. Alho
Além dos muitos benefícios de saúde de alho, ele tem o poder de eliminar o acúmulo de placas nas artérias.
3. Romã
A romã pode reduzir a acumulação de toxinas nas artérias.
4. Repolho fermentado
O chucrute caseiro (repolho fermentado) é capaz de desintoxicar e eliminar os produtos químicos tóxicos que podem prejudicar o corpo humano.
5. Arginina
É um aminoácido que é capaz de prevenir o endurecimento das artérias.
6. Açafrão-da-terra (cúrcuma)
A curcumina é o principal polifenol deste tempero e é um excelente cardioprotetor.
7. Sementes de gergelim
Têm forte ação cardioprotetora, por isso são perfeitas para prevenir a progressão da aterosclerose.
Deixar uma resposta