Ingredientes da receita de caldo de feijão
Do cozimento do feijão
500g de feijão
1 cebola (metade para cozinhar com o feijão e metade para bater no liquidificador)
1 dente de alho descascado inteiro
água (o quanto baste)
Do caldinho
um fio de azeite de oliva ou óleo
500g de bacon picadinho
500g de linguiça calabresa picadinha
4 dentes de alho bem grandes picados ou amassados, ou 6 médios
1 cebola grande picadinha
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 pitadinha de pimenta calabresa seca
1pitadinha de pimenta-do-reino
1 tomate grande picado
1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)
folhas de louro (a gosto)
cheiro-verde (a gosto)
queijo parmesão ralado (a gosto)
Modo de preparo
Separe os grãos de feijão em uma superfície lisa, eliminando os que estiverem deformados, imperfeitos ou misturados com pedrinhas.
Em seguida, lave e coloque-os numa vasilha, cobrindo com água suficiente para ficarem submersos. Deixe de molho durante 1 hora.
Aqueça água numa panela de pressão, escorra a água em que o feijão ficou de molho, lave e adicione nessa panela de água quente o feijão, na quantidade suficiente para cobri-lo, meia cebola descascada e 1 dente de alho inteiro descascado. Cozinhe por cerca de 15-20 minutos após pegar pressão.
Enquanto o feijão cozinha, corte a linguiça calabresa em fatias na espessura de um dedo e também o bacon em pedacinhos pequenos.
Após tirar a pressão com cuidado, abra a panela, coloque mais meio litro de água, mexa e leve para ferver, com a panela destampada. Após ferver por uns minutos, desligue o fogo e reserve até que esfrie.
Passe a metade do feijão com caldo para o liquidificador, colocando também a metade da cebola e o alho que cozinharam junto. Adicione no liquidificador a outra metade da cebola em pedaços.
Bata bem durante uns 2 minutos para triturar bem. Se perceber que está pesado para bater, adicione mais um pouco de água e torne a bater. Transfira esse feijão batido para um recipiente e bata o restante do feijão da panela de pressão também, da mesma maneira.
Leve ao fogo uma panela grande com um fio de azeite ou óleo, coloque o bacon picado e frite bem, mexendo por vezes com uma colher de pau. Quando estiver bem frito e murcho retire com uma concha o excesso de gordura que o bacon soltou, guardando para utilizar nos próximos cozimentos de arroz ou feijão.
Acrescente a calabresa e frite também, juntando em seguida os dentes de alho amassados e a cebola picada e depois o extrato de tomate, a pimenta calabresa e a pimenta-do-reino, o tomate picado e 1 colher (café) de sal.
Mexa bem para incorporar tudo e agregar sabor, refogando por 2 minutos e mexendo.
Despeje na panela o feijão batido, ponha mais um pouco de água, as folhas de louro e deixe ferver bem. Prove o sal e corrija, acrescentando mais, se necessário, tomando cuidado par não salgar demais.
No momento de servir, salpique cheiro-verde picado e polvilhe parmesão ralado por cima, se gostar.
Sirva e deguste seu maravilhoso caldo de feijão!
Dica: Se for fazer esse caldo de feijão para a venda, deixe-o mais ralo, acrescentando mais água na fervura final. Se fizer para o consumo em casa, deixe mais grossinho.
Deixar uma resposta