A beldroega é uma planta que cresce em jardins como uma erva daninha. A maioria das pessoas tende a se livrar dela assim que começa a crescer, porém esta planta oferece muitos benefícios que poucos conhecem. Aqui estão 8 boas razões para cultivar beldroega em seu jardim:
Beldroega no seu jardim: 8 motivos para não arrasar!
A beldroega é uma planta herbácea anual que forma touceiras. Tem caules longos e rastejantes e é coberto por folhas verdes macias, redondas e oleosas. Entre julho e outubro, é adornada com pequenas flores amarelas. Provamos as suas folhas frescas de sabor ligeiramente ácido e picante. Ela cresce espontaneamente em jardins no sul da França, mas é possível cultivá-la em seu jardim ou em um vaso, se sua terra não for adequada!
A beldroega (Portulaca oleracea L.) espalha seus caules suculentos, cujos tecidos carnosos são ricos em água, ao nível do solo no final do verão. Considerada erroneamente uma erva daninha, é na verdade uma das plantas vegetais mais antigas. Importado do Oriente pelos romanos, depois abandonado ao longo do tempo, naturalizou-se nos nossos jardins. Jean-Baptiste de La Quintinie, jardineiro de Luís XIV, havia percebido empiricamente as excelentes propriedades nutricionais da beldroega e a considerava uma “salada saudável”. É também uma planta bioindicadora, ou seja, fornece informações sobre a natureza do solo. Se estiver muito presente é porque o solo é muito compacto, carece de ar e é deficiente em cálcio. Além disso, testemunha um substrato seco no verão e que tem dificuldade em fixar os elementos.
8 boas razões para cultivar beldroegas no seu jardim:
- COMBATER A DEPRESSÃO:
As folhas de beldroegas são uma boa fonte de ômega-3, que é um excelente combustível para o cérebro, previne a insuficiência cardíaca e é um excelente tratamento para a depressão. De acordo com a vida da mãe terra, você pode substituir seus vegetais verdes e folhosos em seus pratos por folhas de beldroega. Use-os para decorar as suas sandes, adicione-os a sopas, ensopados e sobretudo a todas as suas saladas! A beldroega tem um sabor apimentado e às vezes pode ser dura.
Contra-indicação: Evite o consumo de beldroegas durante a gravidez, pois permite a contração dos músculos uterinos.
- HIDRATAÇÃO:
A beldroega é composta por 93% de água. Consuma esta erva para reabastecer as células desidratadas. -
ACALMAR A INFLAMAÇÃO
Na Grécia antiga, a beldroega já era utilizada para acalmar inflamações da pele, mas também das mucosas. A beldroega também será eficaz no tratamento de inflamações do tipo respiratório, como dores de garganta, mas também urinárias, como cistite dolorosa. Além disso, a beldroega tem propriedades diuréticas. -
UM EXCELENTE ANTIOXIDANTE
A beldroega é rica em vitaminas A, C e E, que retardam o dano celular e retardam o envelhecimento da pele. -
FACILITA A COAGULAÇÃO DO SANGUE
Folhas de beldroegas também são usadas para facilitar a coagulação do sangue.
Na fitoterapia, utiliza-se a planta inteira: fresca, em decocção ou seca depois reduzida a pó para ser ingerida em forma de cápsulas. Um benefício bem conhecido da cápsula de beldroega é o de regular o açúcar no sangue, especialmente importante para pessoas com diabetes.
- RICO EM NUTRIENTES ESSENCIAIS
Cálcio e magnésio: Adicione folhas de beldroega como sugerido anteriormente para manter ossos, dentes e músculos saudáveis.
Potássio: Ao adicionar beldroega à sua dieta diária, ajudará a manter uma boa pressão arterial
Ferro: O ferro não é encontrado apenas na carne e no feijão. A beldroega também é uma boa fonte de ferro.
- CONTÉM BETALAÍNA
Purslane contém betalaína. É um antioxidante que impede que o colesterol danifique os vasos sanguíneos. A beldroega tem, portanto, um efeito extremamente positivo nos níveis de colesterol. -
PRODUÇÃO DE MELATONINA
Este antioxidante ajuda a produzir melatonina. A melatonina é muito importante para regular o ciclo sono-vigília.
COMO PROVAR BELDROEGA?
Muito próximo da alface de cordeiro, a beldroega às vezes é chamada de salada saudável. Suas folhas carnudas têm um verde bonito e intenso, mesmo no inverno. Algo para alegrar os pratos! Não coma apenas as folhas porque os talos também são muito saborosos. Os talos mais grossos podem ser preparados e apreciados como picles.
Basicamente, deixe a beldroega crescer em seu jardim! Aprenda a adicioná-lo aos seus pratos e você será mais saudável!
Deixar uma resposta